Jaguaruna
O Jovem Jaguarunense Kamylo Serafim Porto 15 anos,representou recentemente o município de Jaguaruna sua terra natal,e a cidade de Criciuma com sua equipe de robótica na olimpíada nacional de robótica na cidade de Rio Grande no Estado do Rio grande do Sul.
Filho de Jander Porto (Jander da Relojoaria) e Kária Serafin Porto ,Kamylo mostrou seu potêncial em terras gauchas na olimpíada nacional de robótica trazendo duas medalhas., conquistando o 8º lugar entre cincoenta equipes participantes.
Kamylo concedeu entrevista ao portal Sul em destaque e falou da alegria de poder participar desta olimpíada ,inicialmente em Jaraguá do Sul a nível Estadual,e a nível nacional em Rio Grande. Kamylo e sua equipe num total de cincoenta equipes conseguiram o 8º lugar trazendo duas medalhas para Criciuma e automaticamente para Jaguaruna sia terra natal.
Segundo Kamylo o gosto pela mecatrônica surtiu efeito ao estudar no IFISC de Criciuma ,local este que com todo esforço diário proporcionou a ele muito conhecimento chegando a este patamar podendo então mostrar seu potencial indo além fronteiras ju7nto com seus amigos de equipe mostrar o conhecimento recebido em classe no IFSC- sobre como surgiu esta oportunidade,segundo Kamylo ele próprio com seu pai Jander fze uma visita ao IFSC em Criciuma ,e assim com toda força de vontade ingressou nas fileiras do instituto federal ,e hoje não se arrepende pois e uma outra maneira de aprender ,pena que em nosso município muitos jovens não possuem esta oportunidade de cada vez aprender mais e ir além para dar exemplos.
Kamylo Serafim Porto ,falou que a construção do robô por sua equipe foi muito importante,pois segundo ele é um grande aprendizado tanto que conquistamos o 8º lugar numa olimpíada que continha 50 equipes isso mostra o nosso potêncial .
O incentivo aos jovens Jaguarunenses em nossas escolas também é importante segundo Kamylo Jaguaruna infelizmente ainda não possui um ensino que transforma os alunos como muitos gostariam ,o ensino médio ainda continua na mesma modalidade em nosso municipío já em outras cidades o ensino é mais forte e contribui para que os alunos possam realmente se destacar em diversas áreas tipo esta da mecatrônica que estamos estudando e que podemos desenvolver o robô que nos proprcionou o 8º lugar na olimpíada.
Kamylo Serafim Porto agradeceu a todas as professoras e em especial as professoras da Escola professora Dalcy Ávila de Souza e demais escolas por onde ele estudou até chegar ao IFSC.
Fonte:Redação Sulemdestaque.com.br
Fotos:Jcidalencio







