Jaguaruna
Jaguaruna- Até quando Grande Problemas Ficarão sem Solução
Segurânça- Saneamenro Básico, Desassoreamento da Barra do Camacho- Gerenciamento Costeiro Entre Outros Até Quando?
O municipío de Jaguaruna a tempos caiu no esquecimento em diversos setores , com um total de aproximadamente vinte mil habitantes, composta de uma comarca que também agrega Sangão e Treze de Maio, nossa cidade tem uma segurança pública com um baixo efetivo.
Diversas reuniões foram realizadas a anos atráz, audienciencia com secretaria de segurânça Pública do Estado ,Policia Civil, e comando da policia militar ,tudo isso com objetivo de transformar nosso pelotão de polícia em companhia ,porém até agora nada saiu do papel.
Sai Governador ,entra Governador, sai Governador e entra Governadora e tudo continua na mesma,a última reunião que aconteceu em Jaguaruna com delegados,e entidades governamentais e não governamentais ocorreu em novembro de 2015 ,de lá pra cá algumas audiências sem sucesso na capital Catarinense tudo ficou na promessa.
Gerenciamento Costeiro
Outro assunto que ficou cansativo de discutir em nossa Jaguaruna ,reuniões e mais reuniões ,encontros com tecnicos da UFRGS, encontros com o MPF em Tubarão e Florinópolis ,discussões e apresentações do projeto em reuniões no legislativo e no executivo,e por último uma audiencia pública na Alesc em Florianópolis em maio de 2015 e até agora o gerenciamento costeiro ainda não terminou.
Obra do Saneamento Básico em Jaguaruna
A tão sonhada obra do saneamento básico de Jaguaruna ,que também teve início em 2015, foi paralizada e estamos em 2021 sem que a população Jaguarunense saiba em que pé esta esta obra ,que inicialmente teria um custo de R$ 3.493.966,83 mais uma obra de vulto esquecida em Jaguaruna sem satisfação para a população,pois a obra teria um total de investimento de 20 milhões de reais através da Funasa e o Governo federal .
Creche do Bairro Beija Flor
Outra Obra que ficou paralizada por 12 anos sendo inclusive inserida com processo na Policia Federal sendo terminada depois de 12 anos de abandono em 2019.
Desassoreamento e Enrrocamento Barra do Camacho
O desassoreamento e construção de molhes da barra estasim virou outra novela mexicana, desde 1993 discute-se este assunto diversos pescadores não se encontram mais nas comunidades ou não sobreviveram a espera das promessas das autoridades estaduais e municipais desde o ano de 1993.Recentemente iniciou-se outra discussão sobre o desassoreamento e confecção de projetos para constuir os molher norte da barra do Camacho,já se passaram mais doze anos e vamos para o décimo terceiro ,e até agora continua tudo na promessa de esperar que breve teremos mais uma eleição para vir prometer novamente.
No ano de 1971 o então Prefeito Municipal de Jaguaruna João Luiz de Bitencourt em seu segundo mandato de Prefeito, decidiu abrir a barra por conta própria,segundo ele teve que responder perante o Juiz da Comarca ,e falou ao então juiz da época que não poderia deixar o povo passar fome,é o que deveria ser feito agora pois se depender do Governo do Estado e demais autoridades ,este serviço que vem de encontro a uma população de mais de cinco mil pessoas poderá demorar.
Mais gostariamos de saber até quando Jaguaruna será levada de barriga com estes problemas antigos que cairam no esquecimento.
Fonte: Redação Sul em Destaque


