Flocos de neve encantam turistas na Serra de SC; ciclone traz chuva e vento nesta quinta

Clima

Em Urupema, os termômetros marcaram -1,3°C na madrugada desta quinta

A formação de poucos flocos de neve foi registrada por turistas na madrugada desta quinta-feira, dia 29, em Urupema, na serra catarinense. Os termômetros chegaram a marcar -1,3°C na cidade. Em Urubici chegou a -0,1°C e em São Joaquim 0,3°C.

CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.

De acordo com a Defesa Civil, boa parte da quinta-feira permanece com maior cobertura de nuvens, devido ao deslocamento de umidade provocado pelo giro de um ciclone extratropical próximo à costa do RS, que também favorece condições para chuva fraca e isolada entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, principalmente na manhã e início da tarde.

Nesse período, a umidade disponível combinada ao frio intenso favorece a chance de precipitação invernal, sobretudo nas áreas mais altas do Planalto Sul e do Meio-Oeste.

Durante a tarde, as temperaturas não passam dos 3/5°C entre o Planalto Sul e o Meio-Oeste, dos 15/18°C no Litoral e de 8/12°C nas demais regiões. O risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Entre o Meio-Oeste e o Litoral, especialmente nas áreas mais altas, o vento de oeste/sudoeste continua intenso com rajadas entre 55 e 75km/h, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas e deixando o mar muito agitado.

Na sexta-feira, dia 30, tempo firme e seco em toda SC, por influência da massa de ar seco e frio, de origem polar, com centro sobre o estado.

No amanhecer faz muito frio com temperaturas mínimas entre -3°C e 3°C entre o Meio-Oeste, Planaltos, Grd. Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí, de 5 a 8°C no Litoral e de 3 a 5°C nas demais regiões. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado, inclusive de forma isolada em alguns pontos do Litoral. Durante a tarde, as temperaturas variam entre 8°C e 15°C entre o Grande Oeste, Planaltos, Grd. Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí e de 17°C a 20°C no litoral. O risco permanece entre alto a muito alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Mar ainda muito agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 3,0m e picos de até 3,5m entre o Litoral Sul e Florianópolis.

Fonte:Defesa Civil Santa Catarina

Fotos:Defesa Civil Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *