Alesc
O Parlamento catarinense reconheceu o protagonismo feminino em diversas áreas durante solenidade conduzida pelo deputado Mário Motta (PSD)
Reconhecimento e inspiração
Oito mulheres consideradas referências para Santa Catarina foram homenageadas pela Assembleia Legislativa (Alesc) na noite desta segunda-feira (6), em sessão especial realizada no Plenário Deputado Osni Régis. A solenidade foi presidida pelo deputado Mário Motta (PSD), proponente da homenagem.
“Este momento vai muito além de uma simples formalidade. É um ato de reconhecimento, valorização e inspiração”, afirmou o parlamentar. “É a sociedade catarinense, por meio de seu Parlamento, dizendo em alto e bom som: ‘obrigado a vocês por nos guiar, obrigado por abrirem caminhos para outras mulheres e outros homens’.”
Durante a sessão, Mário Motta citou uma a uma as homenageadas e destacou suas trajetórias. “A solução para os desafios sociais passa pelo reconhecimento pleno do potencial feminino. Por isso, a homenagem de hoje não é simbólica, é estratégica. É o futuro sendo construído diante de nós”, completou.
Protagonismo feminino em destaque
Todas as homenageadas ocuparam a tribuna e agradeceram pelo reconhecimento. Elas também ressaltaram a importância da presença feminina em todos os campos da sociedade.
Entre as mulheres reconhecidas pela Alesc estão a vice-governadora Marilisa Boehm (PL), primeira delegada mulher de Joinville e responsável pela criação da Delegacia da Mulher, e a procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina, Vanessa Cavallazzi, primeira mulher a chefiar o Ministério Público Estadual (MPSC).
“Minha luta é pelas mulheres, contra a violência, pela igualdade, dignidade e respeito. Penso nas mulheres que vieram antes de nós, que abriram caminho com coragem, mesmo diante de tantas portas fechadas”, declarou a vice-governadora. “Essa homenagem pertence a todas as mulheres que acreditam ser possível transformar o lugar onde vivem.”
Mulheres na política
Atual secretária-geral da Alesc, a ex-deputada estadual Marlene Fengler — primeira mulher a chefiar o Gabinete da Presidência da Assembleia — também destacou a importância da participação feminina na política.
“Ser mulher na política não é fácil, é um espaço majoritariamente masculino. Mas, acima de tudo, devemos celebrar o fato de que mais mulheres querem estar na política, e de que cada vez mais homens estimulam essa participação”, afirmou. “Todas nós podemos e devemos fazer a nossa parte.”
Homenageadas:
- Marilisa Boehm – vice-governadora de Santa Catarina
- Vanessa Cavallazzi – procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina
- Clarissa Dias Soares – Tenente-coronel e comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar de Florianópolis
- Marlene Fengler – deputada estadual (2019-2023) e secretária-geral da Alesc
- Alice Kuerten – presidente do Instituto Guga Kuerten (IGK)
- Valdeonira dos Anjos – professora e primeira mestra em Artes e Ofícios reconhecida pela Federação Catarinense de Cultura (FCC)
- Laine Valgas – jornalista e apresentadora de TV
- Vanessa Tobias – empresária, mentora e palestrante
Reconhecer mulheres catarinenses referência, destacando protagonismo e contribuição ao desenvolvimento social e político.
2) Quem propôs e conduziu a homenagem?
O deputado Mário Motta (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, conduziu a sessão.
3) Quem foram as homenageadas?
Marilisa Boehm; Vanessa Cavallazzi; Ten.-cel. Clarissa Dias Soares; Marlene Fengler; Alice Kuerten; Valdeonira dos Anjos; Laine Valgas; Vanessa Tobias.
Fonte:Agencia Alesc
Foto-Marcelo Espinoza