Emprego
Essa taxa significa que todos os moradores com 14 anos de idade ou mais que gostariam de trabalhar estavam empregados no período de referência do levantamento.
A divulgação do Censo Demográfico 2022 – Trabalho e Rendimento reafirma a liderança de Santa Catarina entre os estados com os melhores indicadores de trabalho e rendimento do Brasil. O levantamento revela que o Estado tem a menor taxa de desemprego do país, de apenas 2,5%, abaixo da média nacional de 5,67%.
O Censo também revelou que sete municípios catarinenses conquistaram taxa zero de desemprego, em que todos os moradores com 14 anos de idade ou mais e que gostariam de trabalhar estavam empregados no período de referência. Um desses municípios fica na Amurel, Santa Rosa de Lima.
As demais cidades catarinenses são Barra Bonita, Celso Ramos, Coronel Martins, Ibiam, Lajeado Grande e Xavantina. Em todo o Brasil, apenas 29 municípios conquistaram essa posição de desemprego zero.
Cerca de 41% dos municípios catarinenses registraram taxas de desemprego igual ou abaixo de 1,0%. Nesse contexto, destacaram-se 121 dos 295 municípios de Santa Catarina. Quando considerado o patamar de até 2,0%, o número de municípios cresce significativamente, abrangendo 216 municípios.
Conforme o Censo 2022 sobre o trabalho e rendimento, as mulheres representavam 44,84% dos trabalhadores catarinenses, frente aos 55,16% de homens. Para os ocupados com 14 anos ou mais, 40,2% tinham ensino médio completo ou superior incompleto e 23,7% possuíam ensino superior completo.
Fonte: Censo Demográfico
Reprodução Sul em Destaque