Jaguaruna
Com a aproximação do natal e festas de final de ano, Jaguaruna que é um município que possui cerca de 22 mil Habitantes com achegada da temporada de veraneio quadriplica a sua população chegando a mais de cem mil pessoas.
Um grande número de veranistas e visitantes que vem para o município curtir as praias e belezas naturais e suas férias.
Jaguaruna é conhecida como a cidade das praias e como a capital das ondas grandes ,porém é preciso ainda muita infraestrutura e organização e fiscalização para que possamos ser uma verdadeira cidade turística.
Com a chegada da temporada de veraneio, muitas pessoas vem para Jaguaruna curtir o verão, e assim vem muita gente que além de cutir as praias, aproveitam para mostrar a sua educação exacerbada estourando rojões ,foguetes a esmo em qualquer hora do dia sem qualquer motivo de comemoração, e ao mesmo tempo desrespeitando os idosos, autistas e animais que não suportam o barulho dos estampidos dos fogos e rojões que são jogados a qualquer momento sem nenhuma fiscalização.
Infelizmente esta prática aconteceu em Jaguaruna ,já no último final de semana de 2025 fim de semana que antecedeu o primeiro dia do ano, vale lembrar que a educação para certas pessoas deve-se trazer do berço vale em qualquer lugar, tanto na sua cidade de origem quanto na cidade em que você esta visitando ou até mesmo na praia nas férias.
Pessoas que estavam em almoço de família em uma área externa de um restaurante ,tiveram que sair do local com uma criança autista devido a prática de estouro de rojões por alguns jovens que se acham os donos da praia e que acham que não precisa haver respeito com os autistas, idosos e com os animais.
E o pior disto tudo é a falta de fiscalização através do municípío que nada faz par inibir esta prática.
Ainda não foi aprovada uma lei para proibir esta prática ,mais o municipío tem autoridade para proibir que este delito ocorra.
- Ementa: O projeto, de autoria da então deputada Ana Paula Lima, propunha proibir a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício, artefatos pirotécnicos, rojões e foguetes que causassem poluição sonora (estouros e estampidos) em todo o estado de Santa Catarina.
- Tramitação: A matéria tramitou na ALESC e, em determinado momento, recebeu parecer pela rejeição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com relatoria do Deputado Darci de Mattos.
- Situação: Em 2017, documentos da ALESC indicavam que o projeto ainda estava em discussão nas comissões, não havendo registro público de sua aprovação final como lei estadual.


