Mais de 4 toneladas de tainhas são capturadas na Praia do Camacho

Jaguaruna

Cerco foi realizado na manhã deste domingo, dia 17

Um cerco bem realizado capturou mais de quatro toneladas de tainha na Praia do Camacho, em Jaguaruna. A ação foi realizada na manhã deste domingo, dia 17, e envolveu a participação de mais de 50 pescadores.

O empresário João Baiuka acompanhou um dos lanços na manhã de hoje e comemorou a captura por meio de um vídeo publicado nas suas redes sociais. “Isso é o espetáculo da pesca da tainha, que acontece somente uma vez por ano”, ressaltou.

Em entrevista ao Portal Engeplus, Baiuka também avaliou a safra até o momento. “Na minha opinião, a safra está boa devido às migrações de cardumes e pelas grandes ondulações de ressacas. Temos que aproveitar o momento”, disse. Confira o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/DYdYnqksmVP/

Safra da tainha

A safra da tainha é considerada o auge da atividade no estado de Santa Catarina. Em 2026, a safra iniciou no dia 1° de maio e as famílias que vivem da pesca em Balneário Rincão e Jaguaruna estão na expectativa de um ano positivo.

No litoral catarinense, a modalidade mais tradicional e artesanal é o arrasto de praia, que será a primeira liberada para soltar as redes ao mar. No caso do arrasto de praia, a captura seguirá liberada até o dia 31 de dezembro ou enquanto a cota não for alcançada.

Mas é entre os meses de maio e julho o período mais propício para a pesca. É neste intervalo que as tainhas saem das lagoas do Rio Grande do Sul e do litoral do Uruguai e da Argentina e migram para o Norte, em busca de águas mais quentes para a desova.

Fonte:DM

Foto:DM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *