Anac limita quantidade de voos no Aeroporto de Jaguaruna para adequações

Jaguaruna

Medida cautelar foi emitida para 7 aeroportos regionais até que melhorias de infraestrutura sejam feitas conforme exigências, entre elas a compatibilização da largura da pista

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou três portarias que limitam as frequências de voos comerciais regulares em sete aeroportos regionais, entre eles, o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.

Segundo a Anac, a medida cautelar foi motivada pela necessidade de os operadores aeroportuários se ajustarem aos elementos mínimos de infraestrutura e segurança operacional exigidos, conforme prazo previsto na disposição transitória do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 139. O prazo dado venceu no último dia 3 de outubro.

Essas melhorias foram solicitadas aos aeroportos há cerca de três anos, quando também foi estabelecida a necessidade de gerenciamento de risco conjunto entre os operadores dos aeródromos e as companhias aéreas.

Agora, os aeroportos deverão promover uma série de ajustes, como compatibilização da largura da pista de pouso e decolagem com as aeronaves que as companhias aéreas utilizam na localidade, manutenção de faixa preparada, que deve ficar limpa e livre de obstáculos, além de delimitação da Área de Segurança de Fim de Pista (em inglês, Runway End Safety Area, Resa) e instalação de Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação (PAPI, na sigla em inglês).

Até que as melhorias sejam implementadas, pousos e decolagens deverão ocorrer conforme limite estabelecido. O Aeroporto Regional do Sul, em Jaguaruna, terá limite de 12 voos semanais comerciais até 28 de março de 2026.

O Aeroporto de Araçatuba (SP) poderá operar até quatro frequências semanais. O Aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo (RS), poderá receber até 10 voos por semana. Já o Aeroporto de Presidente Prudente (SP) terá limite de seis, enquanto o Aeroporto Prof. Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto (SP), poderá operar até 30 frequências semanais. Esses limites se aplicam a aeronaves de categoria 4C.

Aeroporto Regional planeja obras de melhorias

Segundo a atual Gerente Geral do Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna, Marcia Santos, a medida da Anac não deve gerar impacto nos voos, já que atualmente, o local opera com 10 voos semanais, e o limite estabelecido foi 12. “Hoje temos cerca de 50% da operação com aeronaves 4C, estamos dentro do limite. Com as aeronaves 3C, que é nossa classificação, não temos limites”, explica.

A gerente informa que está ciente das exigências e as obras estão em fase de elaboração de projetos. “Só não atendemos a largura de pista para as aeronaves 4C. As obras estão em fase de elaboração dos projetos, o início ainda será definido. Os outros ajustes além da largura da pista, já temos implantados”, destaca.

O Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna está sendo concedido para a iniciativa privada, por meio da primeira parceria público-privada (PPP) da história do governo de Santa Catarina, para o Consórcio Regional Sul Aiport. O contrato com a concessionária foi assinado no mês de junho. A transição deve ser finalizada até o fim deste ano. A empresa ficará responsável pela gestão nos próximos 30 anos, realizando melhorias operacionais e de infraestrutura.

No primeiro semestre de 2025, o aeroporto registrou movimento de 47,8 mil passageiros.

Fonte:Consórcio Regional Sul Aiport

Por Lysyê Santos

Foto:FR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *