Geral
Milhões de brasileiros perceberam o corte de luz; impacto durou até uma hora em algumas regiões
Uma falha no Sistema Interligado Nacional derrubou o fornecimento de energia em pelo menos nove Estados na madrugada desta terça-feira, 14. Cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Norte ficaram no escuro por até uma hora. Em nota ao g1, o governo federal informou que um incêndio em uma subestação no Paraná causou o ocorrido.
No Rio, a companhia Light acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga para conter o impacto da pane. A medida afetou cerca de 450 mil clientes. Regiões da zona norte, da zona oeste e da Baixada voltaram a ter luz depois de aproximadamente 30 minutos.
No Amazonas, a Amazonas Energia relatou falhas em Manaus, Parintins e Itacoatiara. As equipes restabeleceram o serviço à 0h25, depois de uma hora de interrupção. Nas redes sociais, os usuários repercutiram o ocorrido.
Em São Paulo, a Enel confirmou que a instabilidade atingiu o país inteiro. Na região, mais 930 mil clientes sofreram o impacto do apagão.
Mais de 172 mil imóveis ficaram sem energia em São Paulo no mês passado
Em setembro, ventos fortes e chuvas intensas atingiram o Estado de São Paulo e deixaram mais de 172 mil imóveis sem energia elétrica. As zonas norte e oeste da capital registraram os maiores danos. Para agilizar os reparos, a Enel mobilizou pelo menos mil equipes técnicas.
A Defesa Civil informou que 24 pessoas sofreram ferimentos em diversas regiões do Estado. As tempestades deixaram oito pessoas desabrigadas e outras 33 desalojadas.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas identificou rajadas de vento de até 98,2 km/h e volume de chuva de 46,6 milímetros na capital. A prefeitura mobilizou agentes, que retiraram árvores caídas e atuaram para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos motoristas.
Fonte> DM