Jaguaruna
Enquanto o Prefeito de Jaguaruna Faz Licitação Para Remover a Draga do Balneário Camacho e Devolver para a Cidasc
O Vereador Edimarcos Laureano em sua fala na Tribuna Pede o Desassoreamento d da Boca da barra do camacho
Em 07 de Janeiro de 2022 o então governador do Estado de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva ,contemplou o municipío de Jaguaruna através da atual administração municipal através do apoio de diversos deputados estaduais com o montande de 10 milhões de reais para o desassoreamento da barra do camacho.
O canal da barra do camacho recebeu atenção onde foi desassoreada boa parte da barra, e inclusive feito o enrroncamento com pedras mais sem o prolongamento para o mar que ficou para tráz sendo corrigido em parte tempos atraz.
Parte do canal da ponte para o mar recebeu atenção ,porém um banco de areia ficou do lado da lagoa banco este que seria retirado posteriormente com o uso da draga da cidasc, que ficou a disposição do municipio ,trabalho este que iria ser feito após a contratação de operadores para trabalhar na operação da draga ,serviço este que até no mes de setembro de 2025 não aconteceu.
A draga da cidasc que foi conveniada pela Cidasc ao municipio de Jaguaruna para contribuir com o municipio ficou a deriva na lagoa onde teve inclusive alguns equipamentos furtados como boia, coletes entre outros apetrechos furtados do local.
A draga que deveria desassorear o banco de areia da barra do camacho,foi retirada da água e colocada pra cima do barranco ,pois não existia licenças ambientais e sem licença e sem operadores e agora sem a draga em condições de uso nada poderia ser feito.
Ficou definido que devido o fim do convênio da draga da Cidasc com a prefeitura de Jaguaruna, o municipio resolveu devolver a draga para a cidasc ,realizando inclusive uma licitação para o transporte do Baln. Camacho até a cidade vizinha de Tubarão, até então a licitação não saiu do papel .
Recentemente na última quarta feira (22) durante a sessão da câmara de vereadores de Jaguaruna, o Vereador Edimarcos Laureano trouxe a tona o assunto do desassoreamento da coroa na barra do camacho, pois segundo o vereador os pescadores estão sendo prejudicados devido a não conseguir atravessar o banco de areia para adentrar na lagoa para pescar e assim conseguir o sustento de suas famílias.
O Secretário Estadual da Pesca de Santa Catarina Tiago Bolan Frigo ,visitou o balneário Camacho e se colocou a disposição para tentar resolver a situação para agilização das licenças ambientais para que o problema possa vir a ser resolvido inclusive com dispensa de licitação para que outro equipamento possa ser utilizado no desassoreamento.
Fica aqui uma reflexão: O que o municipio de Jaguaruna esta fazendo em benefício dos pescadores a não ser deixa-los em total abandono.
O municipio tem tudo nas mãos através do Governo do Estado ,porém infelizmente esquece da classe dos pescadores en assim o quie já poderia estar resolvido tudo volta a estaca zero no quesito barra do camacho a cada dia aumenta o banco de areia e as dificuldades dos pescadores do Bal,.Camacho.
Fonte:Redação Sul em Destaque
Fotos:Redes Sociais