Defesa Civil alerta para passagem de ciclone na região da Amurel a partir desta sexta-feira

Clima

As instabilidades começam a se formar pela manhã, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul

Entre esta sexta-feira, dia 7, e o sábado, dia 8, o processo de formação de um ciclone extratropical em alto-mar, entre a costa do Sul e do Sudeste do Brasil, favorece o desenvolvimento de temporais com vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo em todo o estado de Santa Catarina.

O coordenador da Defesa Civil na Amurel, sargento Silva, alerta para o fenômeno na região.

As instabilidades começam a se formar pela manhã, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas é durante a tarde que as tempestades ganham força, principalmente no Grande Oeste e Planaltos, onde o risco para tempestades severas é maior. Entre meados da tarde e noite, os temporais alcançam áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, e Litoral Norte.

O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.

Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar os 80 km/h e a chuva pode ser intensa em curtos períodos de tempo.

Os ventos médios variam entre 30 e 40 km/h e as rajadas variam entre 70 e 90 km/h, podendo ser ainda mais fortes nas áreas litorâneas e serranas. As rajadas de vento tendem a ser mais intensas entre a madrugada e tarde de sábado.

Na madrugada de sábado (08) as condições para temporais tendem a diminuir e o vento se intensifica, especialmente no Litoral, deixando o mar agitado.

Fonte: Defesa Civil Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *