Barra do Camacho
Municipíos da Amurel Realizaram Pleito Coletivo em Prol da Barra do Camacho em Jaguaruna antes da pandemia e a entrega ocorreu a Frente Parlamentar Catarinense em Florianópolis em Setembro 2020
Municipíos que compõe a região entre eles Sangão ,Treze de Maio e Tubarão que precisa do escoamento das águas ,e Jaguaruna , e Laguna que precisam da sobrevivência da lagoa e o o bom andamento da barra desassoreada.
Todos os municiípios que tem interesse na realização deste pleito coletivo com objetivo das obras do desassoreamento e futura construção dos molhes do canal da barra.
As informações são do Vereador de Tubarão Gelson Bento ,um dos batalhadores pela barra do camacho e pela classe dos pescadores de Jaguaruna.
O Vereador Gelson Bento disse em sua informação , que já existe uma comissão onde já se reuniram por duas reuniões antes da pandemia com objetivo de agilizar alguns pleitos em prol da classe dos pescadores bem como do desassoreamento da barra do camacho.
Após todas as tratativas este pleito coletivo que foi realizado pelos cinco municipíos citados, Sangão .Treze de Maio, Jaguaruna Tubarão .Laguna , após as copilações e solicitações ,foi entregue ao Prefeito de Tubarão Joarês Carlos Ponticelli (PP) onde foi posteriormente a um representante parlamentar em Brasília com objetivo de ser colocado no orçamento para 2021 em nosso orçamento estadual.
O Vereador Gelson Bento ainda lembrou que existe várias frentes de trabalho ,e que todas as licenças ambientais já estão prontas na amurel.
Frentes de Trabalho na Barra do Camacho que já possuem licenças ambientais
1ª Frente de trabalho: Diz respeito a reforma da frente do molhe com objetivo da não entrada de areia para dentro da barra.
2ª Frente de Trabalho: Construir o Molhe Norte em direção a ponte com em direção a lagoa.
3ª Frente de Trabalho :Construir Bolsões de Concreto nas proximidades de residências as margens do canal da barra.
4ª Frente de Trabalho :Canalizar todo o canal da barra, e desobstruir o canal com a retirada das areias aprofundando o canal.
5ª Frente de Trabalho: Observar e monitorar constantemente para realização de projeto de avanço da barra em direção ao mar onde entrará e sairá água limpa.
O Valor do Projeto esta avaliado em 5 Milhões de Reais e até março de 2021 toda comissão aguarda uma conclusão destes trâmites com objetivo de conseguir verbas necessárias para dar início a este projeto em benefício da classe pescadora.
Representantes poíticos da região estão a frente do pleito ,entre eles Deputado Federal Daniel Freitas, Prefeito de Tubarão Joarês Ponticelli, juntamente com o próprio vereador de Tubarão Gelson Bento, além de todas representatividade politicas dos cinco municipios, pois antes quem sempre lutava pela barra do Camacho era somente o município de Jaguaruna ,sendo um dos lutadores na causa o ex- Prefeito Claudemir Souza dos santos ,e os demais que até agora administraram Jaguaruna.
Além de todos os municipio envolvidos com seus representantes politicos ,também estão inseridos dentro do contexto todas as lideranças dos pescadores da região norte de Jaguaruna ,Garopaba, ,associação de pescadores, Camacho, Laguna ,Cigana, Jaguaruna, além de todos os institutos de meio ambiente de todos os municípios envolvidos. ,além dos representantes os rizicultores de Tubarão e região Senhor Dionísio Bressan Lemos.
Esta minuta foi confeccionada e entregue aos representantes politicos em Florianópolis durante a estada da frente parlamentar catarinense em Florianópolis em 7 de setembro de 2020 ,onde marcaram presença todos os Deputados Federais e Senadores Catarinenses no evento.
Dentro da mesma audiência na data o atual Prefeito de Jaguaruna Edenilson Montine da Costa ,recebeu o aval da sessão de uso da draga da cidasc que foi entregue em sessão de uso na cidade de Laguna ,assim foi realizada uma licitação com objetivo de dar continuidade em nivel de emergencia do desassoreamento do canal da barra do camacho com objetivo de amenizar o acúmulo de areia no canal da barra do Camacho,
Apesar da sessão de uso da draga da Cidasc para ser utilizada em Jaguaruna,a prefeitura de Jaguaruna ,teve que reformar a draga para que pudesse utiliza-la.
O consórcio do Projeto que preconiza um total de cinco milhões de reais para realização do projeto contará com a fiscalização de todos os municipios, com objetivo de economizar o máximo possível para contribuir com a classe dos pescadores Jaguarunenses.
Enquanto os Cinco Milhões não sairém do papel e o projeto possa iniciar ,o Vereador de Tubarão Gelson Bento sugere a união de forças de toda classe para que a draga possa voltar para o canal da barra e dar continuidade ao desassoreamento da barra do Camacho.
Todos os esforços concentrados para que em 2021 com acessão de uso a draga ta reformada para que tudo possa ocorrer da melhor maneira.
O pedido ja esta feito agora aguarda-se a união de forças para que todos possam ser beneficiados com toda esta luta.
A união faz a força.
Informações Vereador Gelson Bento.
Fonte: www.sulemdestaque.com.br



 
							  

 
							   
							   
							   
							  