Defeso: Polícia Ambiental apreende redes ilegais de camarão no Complexo Lagunar

Fiscalização

Foram apreendidas redes do tipo saco e do tipo aviãozinho

A 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Laguna realizou mais uma fiscalização no Complexo Lagunar, dessa vez com foco no Canal dos Fernandes e no Rio Parobé.

No Canal dos Fernandes, área onde a pesca é proibida, foi localizada e apreendida uma rede do tipo saco, utilizada para a captura de camarão, recém-instalada entre as balizas. O autor da infração não foi encontrado.

 

 

Em continuidade, no Rio Parobé, a guarnição apreendeu outras oito redes do tipo “aviãozinho”, igualmente utilizadas para a pesca irregular de camarão. Todo o material foi conduzido ao pátio da 3ª Companhia.

A ação contou com o apoio do drone, que possibilitou a identificação visual das balizas no Canal dos Fernandes.
O período de defeso do camarão no complexo lagunar de Laguna, começou oficialmente em 15 de julho e vai até 15 de novembro.

O que é o defeso?

É uma medida para proteger a reprodução do camarão-rosa e camarão-branco, garantindo a sustentabilidade das espécies em nossas lagoas (Mirim, Imaruí, Santo Antônio, Santa Marta, G

Garopaba do Sul, Camacho, Noca, Ribeirão Pequeno e Manteiga).

Durante esse período, a pesca de camarão é proibida. Quem desrespeitar a lei comete crime ambiental e está sujeito a multas (de R$ 700 a R$ 100 mil), apreensão de equipamentos e até detenção.

O defeso permite que o camarão se reproduza e cresça, assegurando a recuperação dos estoques e a continuidade da atividade pesqueira para as futuras gerações. Além disso, estabelecimentos que comercializam camarão devem comprovar a origem legal do produto.

Fonte:Policia  Militar Ambiental Santa Catarina

Foto:Policia   Militar Ambiental Santa Catarina

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *