Morador do sul de SC está entre alvos de operação do Gaeco contra grupo neonazista

Gaeco

Ação visa desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil

O Gaeco deflagrou nesta sexta-feira (31) a Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil. Um morador de Cocal do Sul está entre os investigados.

A ação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em quatro estados, incluindo duas cidades de Santa Catarina (Cocal do Sul e Jaraguá do Sul).

O grupo é investigado por disseminação de ideologia neonazista, discursos de ódio, antissemitismo e planejamento de atos violentos. Durante as buscas, foram apreendidos materiais de propaganda nazista, armas brancas e soco inglês.

As investigações apontam que os integrantes mantinham estrutura hierarquizada, realizavam rituais de batismo, cobravam mensalidades e atuavam na produção de conteúdos virtuais extremistas.

A operação contou com cooperação de órgãos de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe.

O Ministério Público de SC reforça que não tolerará ideologias violentas e que as investigações seguem em sigilo, visando identificar e responsabilizar todos os envolvidos.

Operação Nuremberg

A operação recebeu o nome “Nuremberg” em alusão aos Julgamentos de Nuremberg, realizados após a Segunda Guerra Mundial, que representaram um marco histórico na responsabilização de indivíduos por crimes de ódio, extremismo e intolerância.

Fonte:MP/SC

Gaeco
DM

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *