Laguna
Fórum Regional da Pesca Realizou encontro com o Prefeito de Laguna
Integrantes do Fórum Regional da pesca, se reuniram na tarde da última sexta (23) em mais um encontro da entidade na cidade de Laguna.
A reunião aconteceu no gabinete do Prefeito Municipal de Laguna Preto Cripa ,e teve por objetivo colocar ao chefe do poder executivo Lagunense a par todas as diretrizes realizadas até o momento sobre as discussões e demarcações de áreas e a pesca do camarão na região.
Fazem parte do fórum regional da pesca as seguintes entidades: Colônia de Pescadores, Prefeituras dos municipíos da região, Sindicato dos pescadores, Epagri, Udesc, Policia Militar Ambiental, Governo do Estado de Santa Catarina, IMa- Udesc, CPP-Comissão Pastoral da Pesca, ICMBIO-BALEIA FRANCA, ,Plano de Educação Estadual Boto Pescador, UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina, PMP-BS Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Santos,e organizações não governamentais.
O fórum da pesca é um orgâo colegiado de função cooperativa ao setor pesqueiro artesanal no âmbito politico e econômico, sócio econômico ambiental e jurídico,que busca solucionar os conflitos de demandas da pesca artesanal trazido pelos pescadores artesanais através de um modelo de gestão pesqueira participativa.
O encontro no município de Laguna teve por objetivo ,repassar ao chefe do executivo Lagunense o atual estágio sobre as demarcações e mapeamentos de áreas coordenadas e medidas e além de decisões e demarcações de áreas de pesca para organizar atual situação da pesca do camarão na região.
Também durante a reunião foram discutidos e evidenciados assuntos da pesca artesanal, e o pedido de apoio ao Prefeito de Laguna Preto Crippa no projeto final .
Durante a reunião foi colocado através da Epagri a importância do projeto para o pescador artesanal da região, que compreende o fórum e do ponto de vista comercial ,ambiental e econômico da região de Laguna e demais municipíos , pedindo o apoio ,e evidenciando que é um dos projetos mais importantes da pesca artesanal do Brasil que vai normatizar e dará o ponta ´pé para ser feito uma série de intervenções politicas públicas e também vai depender do apoio do município de Laguna através do executivo municipal, pois é necessário o engajamento de todos para que o projeto seja aprovado a nível federal.
Durante as discussões também foi abordado o assunto pertinentes sobre unir cada vez mais a classe dos pescadores e não propagar a desunião, e assim evitar propagar nas comunidades que os pescadores dependendo de futuras decisões venha a perder o seguro defeso dos pescadores artesanais o que não configura verdade, ao contrário o objetivo é garantir a renda do pescador .
Segundo o Presidente da Associação dos pescadores artesanais de Garopaba do Sul Jaime Mariano, as discussões ocorrem desde o ano 2000 e muitas discussões em reuniões muitas vezes desnecessárias nas comunidades tem atrapalhado o andamento do projeto ,e que tem parar de acontecer pois não contribuem com a categoria, temos áreas balizadas com objetivo de respeitar as comunidades pesqueiras.
Se ficarmos usando nossa força para brigar ,vamos ficar brigando infinitamente,por isso é preciso aproveitar o apoio incondicional da Epagri que esta apoiando o pescador incondionamente ,para que possamos ser valorizados,e agora é hora de abraçar esta causa,pois a Epagri é um orgão que nos coloca tudo a disposição para que o pescador tenha plenas condições na sua trajetória de pesca artesanal por isso estamos a vinte e cinco anos acompanhando e discutindo o assunto com toda classe com objetivo de buscar o melhor para os pescadores artesanais da região.
O Prefeito de Laguna Preto Crippa ouviu atentamente ao todos os presentes durante a reunião, falou que agora esta conhecendo o assunto e se colocou a disposição de toda classe dos pescadores artesanais ,com objetivo de contribuir com o que for necessário para que os pescadores possam ter toda atenção merecida através de sua equipe e assim aprimorar cada dia mais a pesca artesanal regional.
Fonte:Sulemdestaque
Fotos:Jcidalencio
Fotos:Jcidalencio