Geral
Hércules, criado em Içara, no Sul de SC, voltará às principais feiras agropecuárias do país após recorde na Expointer 2025
O touro Hércules, criado em Içara, no Sul de Santa Catarina, já está sendo preparado para retornar às principais exposições agropecuárias do país em 2026. Conhecido nacionalmente após conquistar o título de animal mais pesado da Expointer 2025, ele pretende defender a marca que o transformou em destaque no setor.
Da raça Brahman, Hércules pesa atualmente cerca de 1.420 quilos. No ano passado, durante a Expointer, em Esteio (RS), o animal atingiu impressionantes 1.430 quilos, tornando-se o touro mais pesado do Brasil e atraindo a atenção de visitantes e criadores de todo o país.
Aos quase oito anos de idade, o gigante catarinense segue recebendo manejo especial e treinamento para manter a forma. Segundo o proprietário, Adilor Viana, conhecido como Loli, a expectativa é tentar superar o próprio recorde.
“Vamos trabalhar para que ele mantenha o título. Sabemos que haverá outros animais fortes na disputa, mas estamos confiantes”, comentou o criador.
Atração por onde passa
Desde a conquista do recorde, Hércules virou uma das principais atrações das feiras agropecuárias em que participa. Além do tamanho impressionante, o animal conquistou fama entre produtores rurais e visitantes.
Neste ano, ele já marcou presença na Agropolo, em Paulo Lopes, e tem participação prevista em outros eventos importantes do calendário catarinense.
Feiras confirmadas
Entre os compromissos programados está a Feagro, em Braço do Norte, que ocorre entre os dias 9 e 12 de julho. Em agosto, Hércules também deverá participar da AgroPonte, em Criciúma.
O principal desafio, porém, será novamente a Expointer. A tradicional feira gaúcha, considerada uma das maiores da América Latina no setor agropecuário, será realizada entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro.
Proposta milionária recusada
A notoriedade alcançada pelo animal também despertou interesse de investidores. Conforme o proprietário, uma oferta de R$ 500 mil foi apresentada no ano passado para aquisição do touro, incluindo a possibilidade de negociação parcial. A proposta, entretanto, foi recusada.
Para Loli, o valor sentimental e o reconhecimento conquistado por Hércules têm um peso ainda maior.
“É motivo de muito orgulho para nós e para Içara ter o touro mais pesado do Brasil”, destacou.
Com mais de 1,4 tonelada e uma legião de admiradores nas feiras agropecuárias, Hércules segue firme na preparação para tentar escrever mais um capítulo de sua história de recordes em 2026.
Fonte: DM
Foto: Divulgação/Portal Olhar do Agro

