Jaguaruna: Rio Sangão transborda e aulas são suspensas

Jaguaruna

Jaguaruna: Rio Sangão transborda e aulas são suspensas

O Centro da cidade está completamente alagado, assim como diversos bairros e acessos. A previsão é que a chuva seja ainda mais intensa entre a noite desta terça-feira (9) e o fim da manhã desta quarta-feira (10), com rajas de ventos que podem superar os 100 quilômetros por hora. Abrigos já foram organizados para atender pessoas eventualmente desalojas ou desabrigadas

As chuvas que mais uma vez assolam Santa Catarina castigam Jaguaruna. Nesta terça-feira (9), toda a região central, em especial nas proximidades da Estação Ferroviária e Avenida Duque de Caxias, alagou. O Rio Sangão já transbordou em algumas áreas mais baixas e coloca a cidade novamente em alerta máximo. Na ponte do Centro, a água já está bem próxima das pistas da ponte. As calçadas viraram rios e a água escorre forte. Muitas lojas e outros comércios já registram prejuízos. Nos bairros, a situação não é muito diferente: os principais acessos estão alagados, assim como diversas ruas.

Coordenador da Defesa Civil de Jaguaruna, Maicon Laureano explica que o ciclone extratropical que passa por Santa Catarina continuará a trazer muita chuva para a cidade. Nas últimas 24 horas, o acumulado já chega em 52 milímetros. É esperado algo em torno de 100 milímetros a 250 milímetros até o fim da manhã desta quarta-feira (10). “A previsão não é boa e a chuva deve continuar e ser ainda mais intensa entre o fim desta noite [de terça-feira] e madrugada de quarta. Já organizamos abrigos para assistir as pessoas que eventualmente fiquem desalojas ou desabrigadas. O monitoramento é contínuo e toda a nossa estrutura está de prontidão, assim como dos nossos Bombeiros Voluntários”, destaca Maicon.

Até o fim da tarde desta terça, o Rio Sangão já havia subido pelo menos 70 centímetros. Nos locais mais baixos transbordou ainda pela manhã. A preocupação também é com os ventos, que até esta terça sopraram com uma média de 70 quilômetros por hora. Durante a madrugada, a previsão é que as rajadas possam ultrapassar os 100 quilômetros por hora. Ao longo do dia, a Defesa Civil e os profissionais da Secretaria de Obras e Agricultura tentaram atuar na liberação dos principais pontos extravasores para mitigar os alagamentos, mas o volume de água é considerado muito alto.

Com a maré alta, o escoamento é lento. Assim como ocorreu em maio passado, a Prefeitura de Jaguaruna limitou-se a emitir uma nota onde suspende as aulas nesta quarta-feira (10). Neste primeiro momento as escolas permanecerão fechadas apenas pela manhã, quando a previsão ainda é de chuva muito intensa. No período da tarde as aulas deverão ocorrer normalmente. Até o começo desta noite, o boletim em relação a isso ainda não havia sido atualizado pelo poder público

Com informações de João Carlos Idalêncio

Portal Sul em Destaque

Texto Zahyra Mattar (Notisul)

Fotos: Sul em Destaque

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *