Arqueologia
Museu de Arqueologia e Etinologia da USP Declara Nativo de Garopaba do Sul Capacitado Para Zelar Pelo Patrimônio Arqueológico de Garopaba do Sul
O nativo de Garopaba do Sul Ariosvaldo Antônio Domingos , já no ano de 2007 a aproximadamente quinze anos passados, recebeu da USP-Univesidade de São paulo, através do museu de arqueologia e etinologia o reconhecimento de zelador apto para contribuir com a arqueologia do municipío de Jaguaruna.
Por exatos dez anos o Jaguarunense Ariosvaldo Antônio Domingos trabalhou lado a lado com arqueólogos de equipes dos museu da USP-Universidade de São Paulo da Unisul -Universidade do Sul de Santa Catarina ,diversos arqueólogos renomados e com diversos estudantes de arqueologia fazendo trabalho de campo com os universitários de diversos estados Brasileiros e de outros países.
Durante todo o período o Jaguarunense Ariosvaldo Antônio Domingos, participou de sucessivos programas de pesquisas com sambaquis e outros sítios arqueológicos compreendidos na região de dos lagos entre os municípios de Tubarão ,Laguna e Jaguaruna.
Seu Ari como é conhecido peos nativos participou de várias intervenções, arqueológicas produzidas para diferentes finalidades as quais lhe confere algumas experiências na identificação e lida com materiais e contextos arqueológicos desta região ,sobretudo aqueles relacionados com a cultura sambaqueira.
Tendo em vista a experiência de vários anos de várias expedições ,e por nelas adquirido pode-se afirmar que o Senhor Ariosvaldo Antônio Domingos, esta plenamente capacitado para zelar pelo importante patrimônio cultural representado pelos sambaquis e demais sítios arqueológicos da região,tendo o perfil adequado para com o devido respaldo legal e com a supervisão competente de um arqueólogo poderá participar de procedimento ou intervenção arqueológica específicas.
A capacitação é assinada ainda em 2007 pelo Professor Paulo Debiasis Coordenador Geral de Projetos e paisagens Litoral Sul de Santa Catarina.
Será que as administrações municipais que passaram e continuam a administrar o municípío de Jaguaruna ,sabiam ou sabem que o Senhor Ariosvaldo Antônio Domingos o popular Ari da Garopaba do Sul tem esta aptidão relatada pelo Museu da USP-.Universidade Estado São Paulo.
E o nosso sambaqui de Garopaba quando vai receber a atenção do poder público tendo o título de maior sambaqui do mundo.
Fonte:Redação Sul em Destaque.com.br



