Temporal causa estragos no Oeste de Santa Catarina; Defesa Civil avalia passagem de tornado

Tempo

Temporal causa estragos no Oeste de Santa Catarina; Defesa Civil avalia passagem de tornado

Rajadas de vento chegaram a aproximadamente 130 km/h. Tempestade foi registrada em Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga. Previsão de chuva se mantém para esta quinta-feira na região.

Um temporal causou alagamentos, destelhamentos, quedas de ponte e árvores no Oeste catarinense entre a tarde e a noite de quarta-feira (10). Após um período de estiagem, o excesso de chuva voltou a causar estragos na região pelo segundo dia consecutivo. A Defesa Civil avalia uma possível ocorrência de um tornado em Iporã do OesteDescanso, Belmonte e Itapiranga após rajadas de ventos de aproximadamente 130 km/h. Nesta quinta-feira (11), órgãos municipais se reúnem para discutir as características do fenômeno.

O meteorologista Leandro Puchalski explicou que tornados podem ser identificados por meio de imagens e a partir dos estragos causados. São funis que ficam entre a base da nuvem e o solo e têm como característica o movimento giratório, de acordo com ele.

Chuva causou inundações

A chuva, que tem causado prejuízo aos produtores rurais do Oeste pela ausência, chegou em excesso para municípios da região.

Os volumes registrados entre a noite de segunda-feira (8) e a manhã desta quinta ficaram entre 154 e 220 milímetros. O índice considerado normal para o mês de junho, conforme o meteorologista Leandro Puchalski, é de 130 a 150 milímetros.

Em Saudades, rios transbordaram e um deles subiu aproximadamente 4,5 metros. Parte de uma comunidade ficou submersa e animais ficaram ilhados. No Centro da cidade, câmeras registraram o momento em que um homem caiu em um buraco coberto pela água.

Fonte:G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *