Estudantes de Jaguaruna participam de 1º Encontro Literário com escritora de Tubarão

Jaguaruna

Jaguaruna

Com o objetivo de incentivar a leitura e o contato com a literatura, mais de 40 crianças do 1º e 2º ano da EBM Antônio João Mendes, do Balneário Camacho, em Jaguaruna, tiveram a oportunidade de participar do 1º Encontro Literário.

O encontro organizado pela professora regente Jeanine Theodoro, ocorreu na residência da escritora de Tubarão Edla Zim, que possui oito livros publicados e iniciou um projeto de educação ambiental literário. Elas organizaram uma tarde de autógrafos com o intuito de despertar o interesse das crianças pela leitura e oportunizar o contato com uma escritora e conhecer o celeiro de toda sua produção. O livro escolhido pela professora foi “A família do Sr. Lagarto” que terá todo o seu processo criativo trabalhado no ano de 2024 em sala de aula.

O projeto inicial contou com a adesão dos pais, que adquiriram a obra e entenderam a importância do contato da criança com o livro físico e a construção do hábito de leitura. Algumas crianças foram apadrinhadas por madrinhas ou padrinhos literários oportunizando a aquisição do livro para todas. “Foi uma tarde mágica, regada de muito amor, aprendizado, de muita curiosidade, de socialização e de muitos encantos. Gostaria de agradecer aos pais, à direção, a segunda professora Maure, a professora Neide Braz Agostinho, as estagiárias Juliana e Jheine e todas as madrinhas e padrinhos literários que prontamente atenderam meu pedido e ajudaram a promover esse belo encontro”, comenta a professora Jeanine.

Educação Ambiental Literária

O Projeto de Educação Ambiental Literário desenvolvido pela escritora Edla Zim possui três módulos. Os estudantes participaram do módulo 2, que contempla a contação de histórias, um bate papo com os alunos e professores sobre o processo de criação do livro de literatura infantil intitulado: A Família do Sr Lagarto, escrito por Edla Zim e ilustrado por Tita Tinta.

O Lagarto Teiú, animal da fauna regional tem o seu habitat onde acontecem os encontros, na residência da escritora, no Balneário Camacho. Nos três módulos a criança vive In loco, o que vivencia através do texto e das ilustrações ao finalizar o projeto com a visita técnica na toca da Família do Sr Lagarto.

“Estou emocionada ao receber os alunos da comunidade onde eu moro e onde tenho as melhores inspirações para escrever. Aqui, na Casa da Floresta, temos um ambiente onde diversos animais fazem morada e é muito bom dividir isto com vocês”, comentou a escritora Edla Zim ao responder uma das perguntas dos alunos.

A escritora segue divulgando o projeto e deve receber outras escolas e empresas interessadas a partir do próximo ano.

O evento também contou com a presença do secretário de Educação de Jaguaruna, Felipe Desidério, da presidente da Câmara de Vereadores, Aline Vieira Bitencourt, da presidente do sindicato SINSERJ, Adriana Cardoso, da coordenadora da educação infantil do município, Elisangela de Souza, da coordenadora dos anos iniciais, Fabiana Machado, além da presença da madrinha literária Zaine Savi.

Texto: Lisyê Santos

Fotos:Jcidalencio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *