Secretaria de Educação e Cultura de Jaguaruna Ofereceu Capacitação On-Line a Professores e Equipe Diretivas e Pedagógicas

Jaguaruna

Secretaria de Educação  e Cultura de Jaguaruna Ofececeu Capacitação On-Line a Professores e Equipe Diretivas e Pedagógicas das Escolas da Rede Municipal

A determinação de uma quarentena para minimizar a proliferação do novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa. Por conta disso, a rotina das, professores, alunos e família foi completamente alterada, fazendo com que Secretarias de Educação e os professores criassem alternativas para dar continuidade às aulas. E para não deixar os estudantes desassistidos, à internet foi o meio mais viável para que tal processo acontecesse, afinal a rede não serve apenas para o entretenimento.
Porém, o desafio foi enorme para todos. Mas principalmente para os professores que se viram em uma situação da qual não tinham sido preparados ou capacitados: a de ensinar virtualmente seus estudantes de um momento pro outro, diante de uma situação atípica como esta que estamos vivenciando.
Porém, foi preciso se organizar e mesmo sem estrutura, iniciar o processo de aulas virtuais. A rede municipal de Educação de Jaguaruna, optou por utilizar-se de grupos de whatsApp como meio de levar as aulas até aos alunos. Desde que se iniciou em 01 de abril, as aulas vem passando por adaptações, a fim de buscar a melhor maneira de continuar levando conhecimento aos estudantes.
Para o mês de junho, novamente foram adaptadas novas instruções diante de toda necessidade percebida depois de reuniões com Equipes diretivas e pedagógicas das escolas, professores, pais e estudantes, uma vez também, que o Decreto de suspensão de aulas presencias continua valendo até 02 de agosto, sem confirmação de retorno em tal data. Tudo é instável, não se tem certeza de nada diante de tal Pandemia.
Dentre as adaptações, viu-se a necessidade e a oportunidade de estar virtualmente, oferecendo aos Professores, Equipes Diretivas e Pedagógicas e Equipe da Secretaria de Educação Curso de Capacitação.
Dessa forma, nos dias 02 e 03, teve a primeira etapa das Capacitações: “ Comunicação e Oratória para mídias e aulas virtuais’ a qual foi ministrada pelo Fonoaudiólogo e especialista em voz Alexandre Lira, especialista da SME.
Para ele “ Diante de novos cenários nos tempos atuais, precisamos nos inovar e buscar novas alternativas para estarmos inseridos nesse contexto. As aulas virtuais hoje são uma realidade e um desafio para o Professor. De acordo com a forma como nos comunicamos podemos passar a sensação de segurança e credibilidade ou de imprecisão e falta de clareza. É preciso que haja um preparo técnico do Professor a fim de que sua comunicação seja clara e objetiva, promovendo a aprendizagem ao aluno.”
Os resultados do Workshop ministrado por Alexandre já vem dando resultado e foi muito bem aceito entre os profissionais. Para a Professora Edna Freccia, professora efetiva na EBM Prof.ª Dalcy Ávila de Souza, “ o curso foi muito válido! Teórico, esclarecedor, motivador e com dicas bem objetivas! ”
Segundo a Assessora de Direção Elaine Cristina Teixeira, da EBM Antônio João Mendes “ o palestrante interagiu muito bem com todos, mostrou um vasto domínio do assunto e deu dicas de como falar com as crianças sem se tornar pejorativo. Deu dicas de quando chamamos as pessoas pelo nome ela se apresenta de uma maneira diferente porque se sente especial, enfatizando que temos que ter cuidado para não sermos repetitivo nas nossas falas…como usar muito entendeu?? O usos dos Nés? Que mesmo na ed. Infantil devemos valorizar o nome das crianças. Usar a entonação de voz correta para aquilo que queremos destacar e chamar atenção. Nós da equipe gestora recebemos vários elogios sobre o curso dos nossos professores. Nosso agradecimento especial a secretária da Educação Magda Martins e toda a equipe da SMEC por todo apoio que vem nos dando nesse momento difícil que estamos passando. Gratidão por todo apoio prestado aos nossos professores que estão a cada dia dando seu melhor.”
Para a Supervisora da EBM. Manoel Prudêncio Martins, Grasiela Selau Schmitz “ O curso para mim foi muito produtivo, informarivo e educativo. Mesmo sendo virtual, foi muito esclarecedor quanto a mensagem e ao objetivo. Deu várias sugestões e dicas quanto a pequenos “erros” que cometemos por falta de conhecimento e experiência. Tenho certeza que depois do curso as equipes técnicas pedagógicas das escolas e os professores, poderão incrementar e preparar melhor as atividades para as aulas virtuais através das sugestões repassadas tão ricamente e de maneira simples, pelo fonoaudiólogo Alexandre. É importante que mais oportunidades assim ocorram. Na minha caminhada em muitos cursos, jamais imaginei que eu teria um bom aproveitamento num assunto a princípio complexo, porém a didática utilizada fez toda a diferença. Obrigada secretária Magda Martins, Fonoaudiólogo Alexandre e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Que venham outros.”
Durante os meses de junho e julho os professores terão outros momentos de capacitações, visando a melhoria das aulas on line e também o bem estar psicológico diante da situação atual.
Juntos seremos mais fortes!

 

Fonte:Magda Martins -Secretária Municipal de Educação e Cultura  de Jaguaruna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *