Jaguaruna Sediou Encontro Regional Nº 03 Plano de Recursos Hídricos

Jaguaruna

Jaguaruna sediou   encontro regional  nº 3 de apresentação,da importância da sociedade e do cadastro de usuários de água.O evento aconteceu no auditório do plenário  da  câmara municipal de vereadores de Jaguaruna na tarde desta terça feira 31 de julho 2018.
Planejar, orientar, estabelecer metas e estratégias, garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e o desenvolvimento sustentável da bacia. Estes são os objetivos que norteiam o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga.
O envolvimento da sociedade esta acontecendo por meio de reuniões, consultas públicas e encontros técnicos participativos a fim de discutir problemas e soluções relativos à gestão das águas.
“O Plano de Recursos Hídricos é um instrumento que determina os critérios necessários para recuperação, preservação e conservação da água, além de definir o cenário atual de oferta e demanda e projetar os possíveis panoramas futuros. Por isso é fundamental a participação da população dos municípios inseridos na bacia do Rio Urussanga”, explica o coordenador geral do Plano, Celso Albuquerque, professor da Unisul.
O projeto está sendo executado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) com apoio do Governo de Santa Catarina, FAPESC e Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Urussanga.
O plano de recursos hídricos é um instrumento de planejamento previsto na política nacional  e estadual de recursos hidrícos,que determinam critérios necessários para a recuperação e preservação dos recursos hídricos.
A BACIA
A Bacia do Rio Urussanga está localizada na região do extremo sul catarinense e possui uma área de drenagem de 679,75 km². Seu rio principal, o Rio Urussanga, surge da confluência dos rios Maior e Carvão. No encontro do rio Urussanga com o Oceano Atlântico forma-se um complexo laguna composto por lagos e arroios. A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.
No próximo dia 09 de agosto acontecerá o segundo encontro em Jaguaruna onde seão realizadas as oficinas   sobre o plano de recursos hídricos.
Fonte:Redaçãosulemdestaque.com.br-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *