Pedras Grandes apresenta em congresso estadual experiência de teleconsultoria com apoio de IA, viabilizada através do CISAMUREL

Geral

O município de Pedras Grandes apresentou na manhã desta quarta-feira (11) durante a 8ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”, a experiência com a implantação do sistema de teleconsultoria com apoio de inteligência artificial (IA) para otimização de filas para consultas especializadas no SUS. A Mostra está sendo realizada no âmbito do 10º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC, que acontece em Chapecó, de 11 a 13 de março.

O serviço de teleconsultoria de especializadas foi implantado no município em agosto de 2025, contratado através do CISAMUREL. “Através deste serviço o município conseguiu zerar a fila de consultas eletivas de neurologia, que era nossa demanda de maior represamento, e diminuir drasticamente a fila para problemas de coluna vertebral”, relata a secretária de Saúde do município, Patrícia Marcon.

A teleconsultoria utiliza plataforma digital terceirizada , na qual médicos especialistas analisam casos a partir de informações clínicas estruturadas e padronizadas pelos profissionais do município, com apoio de ferramentas de inteligência artificial (IA).

As teleconsultorias em neurologia contemplaram agendas previamente definidas, como cefaleias, demência, distúrbios do movimento, dentre outros. Na ortopedia, os atendimentos foram restritos a queixas de coluna vertebral.

De agosto até final de dezembro foram feitos 44 atendimentos em neurologia e 15 em colunas vertebrais. A taxa de resolutividade somando as duas especialidades foi de 91,53%. De acordo com o município, o tempo máximo entre a inserção do caso na plataforma, feita pelo médico da Atenção Primária à Saúde, e o atendimento virtual, da teleconsultoria, é de 38 horas. Apenas cinco pacientes foram encaminhados à consulta presencial.

“A teleconsultoria especializada fortalece a capacitação dos médicos da Atenção Básica ao promover educação permanente em serviço, ampliar a resolutividade clínica e qualificar o cuidado ofertado à população, aprimorando o manejo clínico e a condução de outros pacientes com as mesmas queixas, por meio de suporte técnico ágil e integrado com especialistas”, argumenta a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Kássia Mazzucco Rosso, também presente no congresso.

De acordo com a secretária de Saúde de Pedras Grandes, a experiência demonstra que a teleconsultoria especializada, associada ao uso de inteligência artificial, é uma estratégia viável e eficaz para a reorganização e otimização de filas de espera na atenção especializada do SUS. “A iniciativa possibilita reavaliar casos represados, qualificar o manejo clínico na Atenção Primária à Saúde e direcionar o atendimento presencial apenas para os pacientes que realmente necessitavam desse nível de cuidado. O projeto evidencia ganhos em agilidade, gestão de recursos financeiros, resolutividade e racionalidade do acesso, sem comprometer a segurança assistencial, uma vez que os casos com indicação de consulta presencial possuem seus encaminhamentos mantidos”, assegura Patrícia.

A apresentação da experiência de Pedras Grandes foi feita de forma oral e concorre a prêmio junto com as demais, anunciado no último dia do evento.

Além de Pedras Grandes, os municípios de Armazém, São Martinho, Rio Fortuna, Jaguaruna e Braço do Norte também estão utilizando o serviço de teleconsultoria contratado pelo CISAMUREL.

Diretoria do CISAMUREL está presente no Congresso

O presidente do CISAMUREL, prefeito de Sangão Castilho Silvano Vieira, e a diretora executiva do Consórcio Francismari Rossi Lessa estão participando do Congresso. O evento traz debates, oficinas, palestras com especialistas e a apresentação de experiências da gestão municipal de saúde.

Fonte: CIS-Amurel

Foto: CIS -Amurel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *