Equoterapia tem resultados de sucessopara pessoas com transtorno do espectro autista

Saúde

Projetos desenvolvidos na região atendem praticantes de várias idades e, como consequência, ajudam em uma melhor qualidade de vida nas pessoas com TEA

A equoterapia tem se mostrado extremamente benéfica quando usada como intervenção complementar para as pessoas com transtorno do espectro autista. Os cavalos são capazes de ajudar de verdade a promover o desenvolvimento físico, emocional e social.

Os projetos desenvolvidos com este tipo de terapia na região de Tubarão têm alcançado resultados de sucesso.  Alguns deles ocorrem no Centro de Terapia Integrada e Intensiva Ecosonhos, com sede em Laguna e unidades em Santa Rosa do Sul, Jacinto Machado, Pedras Grandes, Orleans e Lauro Müller.

Mais de 200 praticantes com TEA de várias cidades e de todas as idades participam. Mãe do pequeno Miguel Fortunato Domingos, de 7 anos, a pescadora Cintia da Silva Fortunato Domingos confirma a evolução do filho após o início das sessões de equoterapia.

Miguel foi diagnosticado com TEA aos 2 anos e 4 meses e, desde então, Cintia faz de tudo o que é possível para que ele tenha melhor qualidade de vida. “Depois que o Miguel começou a ter contato com os cavalos, passou a interagir mais, demonstrar o que sente. Se soltou e fez novos amiguinhos”, relata a mãe.

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da Assembleia Legislativa, o deputado PepêCollaço tem atuado para promover políticas públicas e inclusão social. Até o momento, R$ 3.590.439,24 em emendas foram destinados pelo deputado para investimento em projetos e ações voltadas ao TEA, entre elas a equoterapia realizada por Miguel e os amiguinhos.

“São muitos os benefícios da equoterapia. Pode melhorar o equilíbrio, a coordenação, a fala… O contato é o vínculo com o cavalo ajudam na interação social e autoestima, entre muitas outras melhorias”, avalia o deputado.

“A terapia com cavalos foi uma bênção de Deus para o meu neto. O comportamento na escola melhorou, assim como atitudes do tipo saber esperar e aceitar o não”, conta a aposentada Ivonete Cardoso Ferreira, avó de Benjamin Ferreira Fernandes, de 8 anos, cujo diagnóstico de autismo foi confirmado há poucos meses.

 

Benefícios da equoterapia:

– Desenvolvimento motor

– Diminuição da ansiedade

– Aumento da autoestima e autoconfiança

– Mais interação social e melhora na comunicação

– Estímulo sensorial

– Vínculo afetivo

– Autonomia

 

Abril Azul 

Abril é o mês mundial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), instituído pela ONU para promover conhecimento e incentivar a inclusão de pessoas autistas. O objetivo é reforçar a importância para o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado, fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e suas famílias. A campanha convida à reflexão sobre a necessidade de uma sociedade mais acolhedora e com menos preconceitos.

Fonte: FR
Foto:Luiz Prudêncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *